quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mais um desafio vencido

Vídeo mostra mais uma missão cumprida pela Polícia Militar, durante o policiamento de grandes eventos: a RIO+20. Texto de Rogério Campos Rocha.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

20 anos do PROERD


20 anos do PROERD

Para comemorar os 20 anos de criação do PROERD -Programa Educacional de Resistência às Drogas- a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realiza entre os dias 27, 28 e 29 de agosto o “I Encontro Técnico Internacional do PROERD”. A abertura das comemorações foi durante um welcome coffee, na manhã do dia 27, no Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio. As Polícias Militares de todo o Brasil enviaram delegações de “proerdianos” dos seus respectivos Estados. São aproximados 160 PMs que ao longo desses três dias vão participar de atividades culturais e técnicas ligadas a questão de polícia de proximidade, com participação de palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais. Compareceu a cerimônia de abertura o Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o Comandante-Geral da PM, Coronel Costa Filho e a Coronel Kátia Nery Boaventura, Chefe do GCG. Um dos momentos memoráveis foi a apresentação da Banda Sinfônica da PMERJ, sob a maestria do Capitão PM Músico Ronaldo Almeida, que executou ‘Aquarela do Brasil’, de João Gilberto, acompanhada pelo Coral da Escola Municipal Tasso da Silveira, palco da ‘tragédia de realengo’. Outro momento marcante foi o discurso da Major Patrícia Serra, Coordenadora Estadual do PROERD, que, muito emocionada, fez o lançamento da “Revista PROERD 20 anos”.

Mas o Encontro também teve seus momentos lúdicos, como a apresentação de teatro de fantoches e da peça teatral: ‘Fuja do Zé Tristeza’. Os participantes do Encontro farão uma visita às Unidades de Polícia Pacificadoras do Santa Marta, da Cidade de Deus, do Andaraí e do Salgueiro. O Programa Educacional de Resistência às Drogas, PROERD, é fruto de um esforço mútuo entre a Polícia Militar, as Escolas e familiares dos alunos que participam do programa e visa, através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental. Para o Secretário de Segurança “o PROERD é a tropa de elite da prevenção ao uso de drogas”.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOVO 7º CPA



Inauguração do novo 7º CPA

Na manhã do dia 21 de agosto (terça-feira), foram inauguradas as novas instalações do 7º Comando de Policiamento de Área (7º CPA), que passa a funcionar no município de Nova Friburgo, ao lado do 11º BPM. Criado em 25 de junho de 2009, o 7º CPA, que funcionava inicialmente em Petrópolis, coordena as ações dos seguintes batalhões: 11º BPM (Nova Friburgo), 26º BPM (Petrópolis), 30º BPM (Teresópolis) e parte do 38º BPM (Três Rios). As novas instalações, que são maiores e mais modernas, foram construídas com a finalidade de acomodar, melhor, o efetivo e aperfeiçoar as ações de Segurança Pública, ampliando a integração e o planejamento operacional das Unidades Policiais Militares da Região Serrana. Compareceram ao evento o Presidente da Caixa Beneficente, Coronel Pedro Chavarry; o Chefe do Estado-Maior-Geral Administrativo, Coronel Robson Rodrigues da Silva e o Ex-Comandante da PM, Coronel Hudson Aguiar, que foram recepcionados pelo Coronel James de Barros, comandante do 7º CPA.

O novo pavilhão recebeu o nome de Subtenente Jander Silva Paladino, uma homenagem ao subtenente Paladino que morreu na madrugada de 12 de janeiro de 2011, dia que ficou marcado na história do município, pois centenas de vidas foram ceifadas na trágica noite, vítimas dos desabamentos em conseqüência das fortes tempestades que castigaram os municípios da Região Serrana. Paladino morreu juntamente com a mulher e um casal de filhos. Os pais do subtenente homenageado compareceram a cerimônia de inauguração. Muito emocionados, o pai, Sebastião Octávio Paladino recebeu uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo filho à Corporação. A senhora Doralina Silva Paladino, mãe do homenageado, recebeu um belo boquet de flores.

Na opinião de Pedro Chavarry, presidente da CBPM, “o 7º CPA representa uma melhor integração entre os setores da Segurança Pública, que envolve a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, sempre na busca de melhor qualidade de vida para os cidadãos da Região Serrana”. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

BOPM




Novo Boletim de Ocorrência da PM

A partir deste mês de agosto a Polícia Militar começa a implantar nas suas viaturas o novo sistema de Boletim de Ocorrência (BOPM). O registro de ocorrências, que passa a ser feito eletronicamente, vem para substituir o antigo TRO (Talão de Registro de Ocorrência).

No novo sistema a assunção do serviço é feita quando o policial registra no equipamento o seu RG e SENHA. Automaticamente a máquina entende que o PM está assumindo o serviço e libera a tela MENU, dotada de tecnologia touchscreen capacitiva, que reage ao toque dos dedos. Após cadastrar RG e SENHA o PM clica na opção ENTRAR, imediatamente o sistema disponibiliza um menu com quatro opções: MAPA, onde o policial pode consultar endereços; TIDE, sistema de despacho eletrônico; CONSULTA, onde podem ser feitas consultas de veículos e pessoas abordadas e a opção BOPM, onde o PM tem acesso a confecção do novo Boletim de Ocorrência propriamente dito.

O equipamento, fabricado pela GEOCONTROL, é resistente a água, impactos e, ainda, a tiros de pistola. Mas a grande vantagem do sistema é que os dados passam a ser digitalizados e são transmitidos simultaneamente, via tecnologia 3G, para a Central de Operações e para a Secretaria de Segurança. Procedimento que permitirá acelerar a analise das estatísticas de ocorrências, possibilitando um emprego mais ágil e inteligente do policiamento de acordo com a mancha criminal.

Policiais, de todas as unidades, que atuam como multiplicadores estão sendo treinados para transmitir o conhecimento da nova tecnologia nos batalhões e os alunos que estão no processo de formação, na Academia e no CFAP, já saem do ambiente acadêmico habilitados a usar o novo sistema. O Escritório de Análise Criminal da Polícia Militar está preparando uma “apostila tutorial” ilustrada para sanar todas as possíveis dúvidas dos policiais.   





OLIMPÍADAS NO CBMERJ



Uma tradição na Corporação, que estava suspensa desde 2006, volta com toda força neste ano: A competição entre as Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro. As provas profissionais serão disputadas no pátio do Quartel Central entre os dias 13 à 24 de agosto. A disputa, que é uma espécie de “Olimpíadas” da Corporação, já tem 1.293 BM inscritos, de 38 Unidades de todo o Estado do Rio.
Dez provas como: agilidade; pista de aparelho; ordem unida; linha direta; reconhecimento de ferramentas; atendimento pré-hospitalar; corda lisa; nós e voltas; resistência; e simulado de combate a incêndios e salvamento, servirão para testar as habilidades dos concorrentes, funcionando, também, para o aperfeiçoamento dos militares, através do objeto lúdico dos jogos, com provas individuais e em equipes.
O bombeiro campeão será premiado com uma medalha, que contará ponto para sua promoção durante a carreira. Já o prêmio para o Grupamento de Bombeiro Militar é uma estrela, que deverá ser usada no uniforme de cada militar do grupo durante um ano.  Os cinco melhores competidores vão participar dos Jogos Mundiais de Bombeiros, que serão realizados em Sydney, na Austrália, de 19 à 28 de outubro. A iniciativa da Corporação é muito bacana, mas não podemos esquecer dos bombeiros e PMs que, ainda, estão presos, na tentativa de reivindicarem salários justos e melhores condições de trabalho.

PAGAMENTO DO PROEIS



O Governo do Estado divulgou, no site da Imprensa Oficial, que a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em conjunto com a Polícia Militar, está “trabalhando para, a partir de agosto, efetuar o pagamento da gratificação do Proeis - Programa Estadual de Integração na Segurança – em até 30 dias após a realização do serviço”. As gratificações vinham sendo pagas em 60 dias após o mês referência, em folha suplementar, e sempre em data diferente do pagamento da remuneração mensal do policial militar inscrito no programa.
Ainda, segundo o Governo, a folha de junho do Proeis está em fase de processamento na Seplag e o pagamento dos PMs será feito em agosto, em data a ser confirmada, de acordo com a liberação dos recursos por parte do órgão conveniado.
Para melhor controle do policial militar sobre seus ganhos, com o Proeis, a Secretaria vai disponibilizar na internet um contracheque específico para os pagamentos desta gratificação.