sábado, 22 de setembro de 2012

TECNOCULTURA, o que fazer ?




TECNOCULTURA, o que fazer ?

Tecnológicas pretéritas - podemos citar algumas como o PC, a TV, o Fax e o rádio - geraram uma ebulição e até certo desconforto no Status Quo de suas respectivas épocas. Essas “novas” tecnologias pretéritas chegaram, algumas, para ocupar uma lacuna no mercado e outras chegaram sobrepujando e exterminando outras já existentes, como no caso dos PCs que basicamente extinguiram as máquinas de escrever e o próprio fax que anteriormente tinha exterminado o telex. Encarando a comunicação como principal meio de transmissão de informação e conhecimento, logo uma ferramenta de poder no processo cultural e do condicionamento sociológico, vou me centrar nos dois exemplos de meios de comunicação de massa, a TV e o rádio. Ambos permitiram a agilidade na difusão da informação, a interatividade não participativa (unificação da mensagem) entre os públicos e, o rádio, certa mobilidade. Mas essas “maravilhosas” ferramentas de comunicação com as massas ainda tinham dois problemas. Ambas pertenciam às classes economicamente dominantes e só permitiam a comunicação de mão única. Ou seja, o intermediador difundia somente seus interesses.
Com o advento da internet e a massificação da rede mundial de computadores passamos a presenciar, segundo Pierre Lévy, o maior fenômeno sociológico dos últimos séculos. Agora, estamos tendo a oportunidade de vivenciar a ebulição e o desconforto no Status Quo de nossa época. Essa nova tecnologia, por que não chamar de nova mídia, que chega para ocupar sua lacuna no mercado mundial, sobrepujando e exterminando outras, permitindo mobilidade e a tão sonhada interatividade participativa e tudo isso de maneira relativamente barata, deixando de ser uma ferramenta exclusiva das classes dominantes. Para ilustrar, posso citar o exemplo do Twitter do jovem Renê Silva. Morador do Complexo do Alemão, Renê se tornou, da noite para o dia, uma celebridade “Global” e porta voz da sociedade, trazendo notícias diretamente de dentro da área conflagrada durante os oito dias de operação policial para a retomada daquela região. Hoje, com a franca e galopante expansão das variadas redes sociais, podemos perceber um processo democrático de comunicação e geração de informação que se tornou uma verdadeira “Pandemia Desintermedidora”, segundo o Doutor Carlos Nepomuceno, professor do Instituto de Gestão Estratégica da Comunicação - IGEC. Graças aos avanços da ciência e com menos conflitos bélicos de proporções mundiais, a população do planeta atingiu a assustadora quantia de 7 bilhões de indivíduos. Uma boa ilustração para esta realidade pode ser conseguida no vídeo “200 anos, 200 países”, postado no You Tube.

            A questão é: Com a crescente onda da pandemia desintermediadora, qualquer pessoa com acesso à Web pode compartilhar conteúdo na rede, podendo beneficiar ou causar sérios danos à pessoas ou instituições. Daí surge a necessidade de especialistas ou instituições com legitimidade representativa perante a sociedade para reintermediarem os atuais processos de comunicação. Processo semelhante só foi experimentado, anteriormente na nossa História, com a popularização da escrita, através dos tipos móveis de Gutenberg. É urgente que as grandes Corporações, tanto do setor público bem como do privado, atentem para este fato e preparem ou contratem profissionais especializados nesta tendência da TECNOCULTURA, que se acompanhada de perto pode ser usada para fins favoráveis às instituições. Mas se não tratada com o devido e merecido respeito pode se tornar um monstro voraz com potencial efeito destruidor, de proporções incontroláveis e irreversíveis, para a imagem das instituições e seus produtos e/ou serviços.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mais um desafio vencido

Vídeo mostra mais uma missão cumprida pela Polícia Militar, durante o policiamento de grandes eventos: a RIO+20. Texto de Rogério Campos Rocha.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

20 anos do PROERD


20 anos do PROERD

Para comemorar os 20 anos de criação do PROERD -Programa Educacional de Resistência às Drogas- a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realiza entre os dias 27, 28 e 29 de agosto o “I Encontro Técnico Internacional do PROERD”. A abertura das comemorações foi durante um welcome coffee, na manhã do dia 27, no Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio. As Polícias Militares de todo o Brasil enviaram delegações de “proerdianos” dos seus respectivos Estados. São aproximados 160 PMs que ao longo desses três dias vão participar de atividades culturais e técnicas ligadas a questão de polícia de proximidade, com participação de palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais. Compareceu a cerimônia de abertura o Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o Comandante-Geral da PM, Coronel Costa Filho e a Coronel Kátia Nery Boaventura, Chefe do GCG. Um dos momentos memoráveis foi a apresentação da Banda Sinfônica da PMERJ, sob a maestria do Capitão PM Músico Ronaldo Almeida, que executou ‘Aquarela do Brasil’, de João Gilberto, acompanhada pelo Coral da Escola Municipal Tasso da Silveira, palco da ‘tragédia de realengo’. Outro momento marcante foi o discurso da Major Patrícia Serra, Coordenadora Estadual do PROERD, que, muito emocionada, fez o lançamento da “Revista PROERD 20 anos”.

Mas o Encontro também teve seus momentos lúdicos, como a apresentação de teatro de fantoches e da peça teatral: ‘Fuja do Zé Tristeza’. Os participantes do Encontro farão uma visita às Unidades de Polícia Pacificadoras do Santa Marta, da Cidade de Deus, do Andaraí e do Salgueiro. O Programa Educacional de Resistência às Drogas, PROERD, é fruto de um esforço mútuo entre a Polícia Militar, as Escolas e familiares dos alunos que participam do programa e visa, através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental. Para o Secretário de Segurança “o PROERD é a tropa de elite da prevenção ao uso de drogas”.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOVO 7º CPA



Inauguração do novo 7º CPA

Na manhã do dia 21 de agosto (terça-feira), foram inauguradas as novas instalações do 7º Comando de Policiamento de Área (7º CPA), que passa a funcionar no município de Nova Friburgo, ao lado do 11º BPM. Criado em 25 de junho de 2009, o 7º CPA, que funcionava inicialmente em Petrópolis, coordena as ações dos seguintes batalhões: 11º BPM (Nova Friburgo), 26º BPM (Petrópolis), 30º BPM (Teresópolis) e parte do 38º BPM (Três Rios). As novas instalações, que são maiores e mais modernas, foram construídas com a finalidade de acomodar, melhor, o efetivo e aperfeiçoar as ações de Segurança Pública, ampliando a integração e o planejamento operacional das Unidades Policiais Militares da Região Serrana. Compareceram ao evento o Presidente da Caixa Beneficente, Coronel Pedro Chavarry; o Chefe do Estado-Maior-Geral Administrativo, Coronel Robson Rodrigues da Silva e o Ex-Comandante da PM, Coronel Hudson Aguiar, que foram recepcionados pelo Coronel James de Barros, comandante do 7º CPA.

O novo pavilhão recebeu o nome de Subtenente Jander Silva Paladino, uma homenagem ao subtenente Paladino que morreu na madrugada de 12 de janeiro de 2011, dia que ficou marcado na história do município, pois centenas de vidas foram ceifadas na trágica noite, vítimas dos desabamentos em conseqüência das fortes tempestades que castigaram os municípios da Região Serrana. Paladino morreu juntamente com a mulher e um casal de filhos. Os pais do subtenente homenageado compareceram a cerimônia de inauguração. Muito emocionados, o pai, Sebastião Octávio Paladino recebeu uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo filho à Corporação. A senhora Doralina Silva Paladino, mãe do homenageado, recebeu um belo boquet de flores.

Na opinião de Pedro Chavarry, presidente da CBPM, “o 7º CPA representa uma melhor integração entre os setores da Segurança Pública, que envolve a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, sempre na busca de melhor qualidade de vida para os cidadãos da Região Serrana”. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

BOPM




Novo Boletim de Ocorrência da PM

A partir deste mês de agosto a Polícia Militar começa a implantar nas suas viaturas o novo sistema de Boletim de Ocorrência (BOPM). O registro de ocorrências, que passa a ser feito eletronicamente, vem para substituir o antigo TRO (Talão de Registro de Ocorrência).

No novo sistema a assunção do serviço é feita quando o policial registra no equipamento o seu RG e SENHA. Automaticamente a máquina entende que o PM está assumindo o serviço e libera a tela MENU, dotada de tecnologia touchscreen capacitiva, que reage ao toque dos dedos. Após cadastrar RG e SENHA o PM clica na opção ENTRAR, imediatamente o sistema disponibiliza um menu com quatro opções: MAPA, onde o policial pode consultar endereços; TIDE, sistema de despacho eletrônico; CONSULTA, onde podem ser feitas consultas de veículos e pessoas abordadas e a opção BOPM, onde o PM tem acesso a confecção do novo Boletim de Ocorrência propriamente dito.

O equipamento, fabricado pela GEOCONTROL, é resistente a água, impactos e, ainda, a tiros de pistola. Mas a grande vantagem do sistema é que os dados passam a ser digitalizados e são transmitidos simultaneamente, via tecnologia 3G, para a Central de Operações e para a Secretaria de Segurança. Procedimento que permitirá acelerar a analise das estatísticas de ocorrências, possibilitando um emprego mais ágil e inteligente do policiamento de acordo com a mancha criminal.

Policiais, de todas as unidades, que atuam como multiplicadores estão sendo treinados para transmitir o conhecimento da nova tecnologia nos batalhões e os alunos que estão no processo de formação, na Academia e no CFAP, já saem do ambiente acadêmico habilitados a usar o novo sistema. O Escritório de Análise Criminal da Polícia Militar está preparando uma “apostila tutorial” ilustrada para sanar todas as possíveis dúvidas dos policiais.   





OLIMPÍADAS NO CBMERJ



Uma tradição na Corporação, que estava suspensa desde 2006, volta com toda força neste ano: A competição entre as Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro. As provas profissionais serão disputadas no pátio do Quartel Central entre os dias 13 à 24 de agosto. A disputa, que é uma espécie de “Olimpíadas” da Corporação, já tem 1.293 BM inscritos, de 38 Unidades de todo o Estado do Rio.
Dez provas como: agilidade; pista de aparelho; ordem unida; linha direta; reconhecimento de ferramentas; atendimento pré-hospitalar; corda lisa; nós e voltas; resistência; e simulado de combate a incêndios e salvamento, servirão para testar as habilidades dos concorrentes, funcionando, também, para o aperfeiçoamento dos militares, através do objeto lúdico dos jogos, com provas individuais e em equipes.
O bombeiro campeão será premiado com uma medalha, que contará ponto para sua promoção durante a carreira. Já o prêmio para o Grupamento de Bombeiro Militar é uma estrela, que deverá ser usada no uniforme de cada militar do grupo durante um ano.  Os cinco melhores competidores vão participar dos Jogos Mundiais de Bombeiros, que serão realizados em Sydney, na Austrália, de 19 à 28 de outubro. A iniciativa da Corporação é muito bacana, mas não podemos esquecer dos bombeiros e PMs que, ainda, estão presos, na tentativa de reivindicarem salários justos e melhores condições de trabalho.

PAGAMENTO DO PROEIS



O Governo do Estado divulgou, no site da Imprensa Oficial, que a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em conjunto com a Polícia Militar, está “trabalhando para, a partir de agosto, efetuar o pagamento da gratificação do Proeis - Programa Estadual de Integração na Segurança – em até 30 dias após a realização do serviço”. As gratificações vinham sendo pagas em 60 dias após o mês referência, em folha suplementar, e sempre em data diferente do pagamento da remuneração mensal do policial militar inscrito no programa.
Ainda, segundo o Governo, a folha de junho do Proeis está em fase de processamento na Seplag e o pagamento dos PMs será feito em agosto, em data a ser confirmada, de acordo com a liberação dos recursos por parte do órgão conveniado.
Para melhor controle do policial militar sobre seus ganhos, com o Proeis, a Secretaria vai disponibilizar na internet um contracheque específico para os pagamentos desta gratificação.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Amor sem fronteiras



Amor sem fronteiras

Uma das primeiras ‘leis’ que se aprende no jornalismo é não se envolver emocionalmente com a notícia. Mas esta regra fica difícil de ser cumprida quando precisamos contar uma história de amor. Agora, imagine a emoção de um casamento coletivo e realizado dentro de uma unidade prisional. Parece coisa de cinema, mas é um relato da vida real. Simplesmente lindo e emocionante, assim foi a cerimônia religiosa que uniu 'para sempre', através dos laços matrimoniais, oito casais de noivos na manhã de sexta-feira (15/06) no pátio da Unidade Prisional da PMERJ (UP/PMERJ), antigo BEP.
O evento teve início às 10h30m e contou com aproximadamente 150 convidados, entre eles a Doutora Cláudia Taranto, Defensora Pública da Auditoria de Justiça Militar (AJMERJ), a Coronel Kátia Nery Boaventura, Chefe de Gabinete do Estado Maior Geral e o Tenente-Coronel PM Wilson, Comandante da UP/PMERJ. Toda a festa estava impecável. Decoração com lindas flores, belíssimo bolo de casamento e lindos docinhos, que davam pena de comer. Tudo isso acompanhado de música ao vivo executada por 30 músicos da Companhia de Policiais Músicos da PMERJ.
- Um evento como este é de suma importância para a ressocialização e para a convivência do apenado, para eles se sentirem amados e, mesmo cumprindo suas penas, jamais seriam abandonados por suas famílias que é o principal apoio que eles têm nesse momento, sempre primando pela legalidade, com ordem e decência - declara a Drª Claudia Taranto, destacando, ainda, a importância do trabalho humanitário realizado pelo Ten Cel Wilson a frente da UP/PMERJ. 
Drª Claudia Taranto, Coronel Kátia Nery e Ten Cel Wilson. 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Últimas celebrações pelos 203 anos da PM



O Almirante FN Guimarães e o Coronel PM Costa Filho entre os agraciados.

Foi realizada na noite de sexta (25/05) a Missa em Honra a Nossa Senhora das Dores, padroeira da Polícia Militar, seguida da Solenidade de outorga da Comenda da Ordem Honorífica da Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores.
Os dois tradicionais eventos, que dão continuidade a comemoração aos 203 anos de criação da Polícia Militar, foram realizados no auditório do Quartel General da PM. Celebrada pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino Ferreira, em meio ao auditório cheio, muitos presentes tiveram que assistir a missa em pé. Estava presente o Coronel Erir Ribeiro Costa Filho, Comandante-Geral da PM, a Coronel Kátia Nery Boaventura, Chefe do GCG. O momento mais comovente foi quando um dos integrantes da Banda de Músicos da PM executou o ‘Toque de Silêncio’ em homenagem aos policiais militares mortos. Alguns presentes choraram ao lembrarem seus entes queridos que perderam suas vidas em defesa da sociedade. Ao término da missa, foi iniciada a entrega das comendas, que é um título concedido e serve para designar uma distinção honorífica como recompensa por relevantes serviços prestados. O detentor de uma comenda recebe o título de Comendador. Entre os 97 agraciados além de diversas autoridades civis e militares, destaca-se o próprio Dom Nelson Francelino; o Almirante-de-Esquadra Marco Antônio Corrêa Guimarães, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; o Coronel Costa Filho, Comandante-Geral da PM e o radialista Roberto Canazio da Rádio Globo.
No ato de encerramento da solenidade o provedor da Irmandade, coronel PM Euclydes de Carvalho Brito, 88 anos, declarou que a capela da Irmandade, que foi fundada em 17 de agosto de 1881 por Dom Pedro II, não vai ser demolida e parabenizando a todos os agraciados. Brito solicitou, ainda, que de agora em diante, venham a se unirem para somar esforços em prol da continuidade da sede da Irmandade que fica no interior do Quartel General, objeto de uma polêmica negociação imobiliária entre o Governo do Estado e a Petrobras. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Espadim de Tiradentes


Solenidade de entrega do Espadim de Tiradentes 2012


No domingo (13 de maio) foi realizada na Academia de Polícia Militar D. João VI (APM) a solenidade de entrega do Espadim de Tiradentes. O evento que teve início por volta das 10h teve como finalidade celebrar o ingresso dos 65 novos alunos, sendo 16 mulheres, ao 1º ano do Curso de Formação de Oficias da Polícia Militar, Turma Coronel PM Vidal da Silveira Barros. A data que marca o aniversário de 203 anos de criação da Corporação, neste ano, coincidiu com a comemoração do dia das mães e do aniversário do Secretário de Segurança José Mariano Beltrame que foi homenageado durante a cerimônia e fez questão de levar uma palavra de incentivo e motivação aos novos cadetes.
Além do secretário compareceram à solenidade o Comandante-Geral da PM, Coronel Erir Ribeiro Costa Filho; os Chefes do Estado-Maior, Coronel Pinheiro Neto e Coronel Robson; a Chefe do GCG, Coronel Kátia Neri; Comandantes, Chefes, Coordenadores e Diretores da Corporação. Um dos momentos mais marcantes do evento foi quando as mães dos três primeiros colocados da turma receberam flores, representando todas as mães presentes.