Em cerimônia realizada no Teatro João Caetano, na tarde do dia 10 de abril, foi feita a premiação, pelo Governo do Estado, de cerca de 9 mil policiais civis e militares que atingiram as metas de redução dos índices estratégicos de criminalidade, referente ao segundo semestre de 2011. Durante a cerimônia os policiais foram aplaudidos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade, que diminuiu o número de homicídios e roubos no estado. Na opinião do secretário de segurança, José Mariano Beltrame, esses policiais estão fazendo a diferença.
– Não sou eu que estou dizendo isso, são os índices que mostram. Vamos continuar produzindo a paz, o que não é fácil, pois a segurança pública é um produto intangível, não pode ser comprado na prateleira, por isso, é preciso trabalhar muito para ser alcançado – Ainda segundo o secretário os resultados positivos só foram possíveis graças ao trabalho de integração e troca de informações entre as polícias: civil e militar.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que compareceu ao evento a convite do secretário Beltrame, parabenizou o trabalho desenvolvido pela polícia do Rio e disse que o projeto realizado pelo Estado, na área de Segurança, é exemplo para outros estados.
– O Rio é um espelho para o Brasil e para o mundo e as políticas de segurança que vêm sendo desenvolvidas, aqui, são as que o governo federal entende como corretas – declarou o ministro.
Segundo o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, isso tudo é devido aos investimentos na Segurança, que beneficiaram o Turismo e o Desenvolvimento Econômico do estado.
Das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) que concorriam à premiação, a AISP 16 – que reúne o 16º BPM (Olaria), 22ª DP (Penha) e 38ª DP (Brás de Pina) – ficou em primeiro lugar. A região, onde fica localizado o Complexo do Alemão, era considerada crítica. Com a ocupação do Complexo e o trabalho integrado das polícias em toda a área, a situação mudou e a redução dos índices estratégicos de criminalidade rendeu a cada policial, daquela área, a gratificação de R$ 9 mil.
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi durante o discurso do subtenente Francisco José Pereira da Silva, do 16º BPM, que muito emocionado, por ter recebido a gratificação, arrancou aplauso de todos os presentes.
– Este prêmio vai ajudar e muito, estou no batalhão há 25 anos e, todos os dias, saio de casa com o compromisso de fazer o meu melhor – disse o policial com a voz embargada.
– Este prêmio vai ajudar e muito, estou no batalhão há 25 anos e, todos os dias, saio de casa com o compromisso de fazer o meu melhor – disse o policial com a voz embargada.
Para o presidente da CBPM, coronel Pedro Chavarry, a premiação reflete a disposição do governador em investir na segurança pública.
– Esse evento demonstra a preocupação do Governador do Estado, por tanto do Comando-Geral da Corporação com uma polícia organizada, que cumpre suas metas e possui plena integração com a sociedade – declarou Chavarry.