domingo, 17 de abril de 2011

Mulheres no poder


Cláudia de Melo Lovain. Talvez esse fosse somente o nome de mais uma mulher que luta para se posicionar na sociedade brasileira, dividindo seu tempo entre a família e o mercado de trabalho que a cada dia é mais competitivo e disputado. Mas esta cidadã se destaca, entre as muitas brasileiras de fibra, por vários motivos e a exemplo da Presidente Dilma Rousseff e da Delegada Martha Rocha, Cláudia está escrevendo seu nome na história recente da cidade do Rio de Janeiro. Primeiro por ter escolhido como profissão uma carreira que ainda é vista com muito preconceito e pouco comum para as mulheres, Claudia, é Oficial da Polícia Militar. Mas os contrastes não param por aí, a Tenente-Coronel PM Lovain, ocupa atualmente o segundo posto de maior graduação dentro da hierarquia da bicentenária instituição.

Componente das fileiras da Polícia Militar há 20 anos, Coronel Lovain, como é tratada por seus pares e subordinados, é atual comandante do 19° Batalhão de Polícia Militar, em Copacabana. A unidade que foi criada em 13 de maio de 1974, é responsável pelo policiamento dos bairros de Copacabana e Leme, possui um efetivo aproximado de 400 Policiais Militares, todos sob o comando da Oficial PM. Segundo a Comandante Cláudia, o fato de ela ser mulher e exercer um cargo de comando nunca foram motivos para ter problemas com seus policiais.

Lovain afirma que durante sua gestão a frente do batalhão já teve três grandes desafios: a parada gay em outubro de 2010 que reuniu cerca de 200 mil pessoas, o show do cantor Roberto Carlos na praia de Copacabana em dezembro de 2010 que reuniu aproximadamente 400 mil pessoas e, o grande desafio, que legitima o nome da Coronel Lovain a ser registrado na memória dos cariocas, foi o réveillon 2011 que reuniu cerca de 2 milhões de pessoas e foi um grande sucesso. O fato é que, pela primeira vez na história, a segurança do Reveillon da orla de Copacabana, um dos mega-eventos mais importantes do Brasil e uma das maiores festas populares do planeta, ficou sob total responsabilidade de uma mulher. Este acontecimento inédito e histórico rendeu a Coronel Cláudia Lovain um programa gravado ao vivo durante o Réveillon ao lado da repórter Sônia Bridi da Rede Globo e várias entrevistas para emissoras de TV, jornais e revistas.
Cláudia acha que a mulher moderna que trabalha fora e divide seu tempo entre a carreira e a família, tem que tentar administrar seu tempo da melhor maneira possível e fazer dos poucos momentos ao lado da família, momentos de “qualidade maior”. A Coronel afirma que além da preocupação com a família, tem uma preocupação muito grande com o efetivo que está sob seu comando e com todos os moradores das áreas onde a segurança está sob sua responsabilidade.
           
- “Me sinto muito orgulhosa por chegar aonde cheguei na carreira militar e agradeço as veteranas que entraram na PM antes de mim e foram pioneiras na luta por condições e direitos de igualdade dentro da corporação”, afirma Lovain, dizendo que “a população de Copacabana e do Leme pode ficar tranqüila, pois estão em mãos cuidadosas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário